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Externato Champagnat

Humanismo e Excelência

 

O Externato Marcelino Champagnat é um estabelecimento do ensino particular com paralelismo pedagógico, que tem como atividade a educação pré-escolar e a do ensino básico integrado dos 1º, 2º e 3º Ciclos (de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo – Lei nº44/86 de 14 Outubro e legislação complementar).

 

Esta atividade consubstancia-se no presente Projeto Educativo onde, para lá da caracterização da Escola nos seus componentes físicos e humanos, se definem a filosofia que preside ao nosso grande desafio – EDUCAR, as principais finalidades, objetivos e estratégias que visam a formação plena dos nossos alunos no final do ensino básico.

 

O espírito que norteia toda a nossa atividade educativa tem como principais pilares a busca da excelência e do humanismo.

 

Por um lado, visamos potenciar todas as competências dos nossos alunos, de forma a atingirem, no final do ensino básico, o máximo das suas capacidades. Fazemo-lo com afetividade, que os motive a irem cada vez mais longe no caminho do pensamento, embora com exigência, com vista a que desenvolvam a autonomia – único caminho que lhes permitirá aprender a aprender, competência fundamental no mundo atual em que a aprendizagem tem de ser uma constante ao longo da vida.

 

Por outro lado, pretendemos formar seres capazes de gerir de forma construtiva os seus sentimentos, capazes de enfrentar, com dignidade, civismo e espírito crítico, os desafios de uma sociedade em mutação. Seres competentes, criativos, livres, solidários e habituados a intervir.

 

Para atingirmos o humanismo e excelência a que visamos temos de, com afeto, autoridade e exigência, potenciar o espírito criativo e o pensamento, fomentando a observação constante, uma discussão contínua, um interrogar-se ininterruptamente; temos de promover as competências do saber fazer, do aprender a aprender e do aprender a estar para atingir a do saber ser. Fazê-lo, implica gerar um diálogo do eu de cada aluno com o núcleo fechado dos colegas, agentes educativos, família. Depois, diálogo com os outros no mundo e, por fim, com as coisas.

 

Se, como educadores inculcarmos estes princípios e desenvolvermos estas capacidades, teremos contribuído para o sucesso dos nossos alunos.

 

 

É este o nosso Projeto.

 

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 Externato Champagnat 2015

Plano de Atividades

 

Atividades a desenvolver

- Exposições no âmbito do Projeto de Escola

- Projetos

- Visitas de estudo

- Dramatizações

- Comemoração de dias significativos

- Participação em concursos

- Semana cultural alusiva ao Projeto de Escola

- Atividades lúdicas

- Festa de Natal

- Festa de Carnaval

- Passeio dos três dias (1.º, 2.º e 3.º Ciclos)

- Festa do Final do Ano

- Festa das Famílias

Departamentos

 

    PRÉ-ESCOLAR

 

    1º CICLO

 

    CIÊNCIAS EXACTAS

 

    EXPRESSÕES

 

    CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

 

    LÍNGUAS

 

    BEC

Projeto Curricular

Tema - Património

 

Raízes da memória

 “2018 foi designado Ano Europeu do Património Cultural, através da Decisão (UE) 2017/864 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de maio.

O objetivo do primeiro Ano Europeu do Património Cultural consiste em incentivar a partilha e a apreciação do património cultural da Europa enquanto recurso partilhado, sensibilizar para a história e os valores comuns e reforçar o sentimento de pertença a um espaço europeu comum.”

 

(https://www.portugal2020.pt/Portal2020/2018-sera-o-primeiro-ano-europeu-do-patrimonio-cultural)

 

À semelhança de anos anteriores, o Externato Champagnat inspirou-se numa instituição internacional, este ano a Comissão Europeia, para definir os princípios do seu Plano Anual de Atividades, conforme o texto que apresentamos.

 

Afinal, o que é o Património?

 

Igrejas, museus, castelos? Sim, tudo isto, mas infinitamente mais!

 

Património não pode ser entendido, como normalmente acontece, enquanto conceito isolado. Todos nós herdamos memórias, informações significativas, vinculadas por valores e afetos, sobre o passado do nosso país, da nossa sociedade, e, com elas, construímos a nossa identidade e desenvolvemos um sentimento de pertença a uma comunidade. Tripas à moda do Porto, filigrana minhota, azulejos, Serra de Sintra, Lenda das Sete Cidades, calçada portuguesa, Aqueduto das Águas Livres, cante alentejano, corridinho algarvio, provérbios populares e pregões… Se calhar, nunca tínhamos pensado nisto, mas tudo isto é, também, património -  cultural (material e imaterial) e natural.

 

O culto do efémero, cada vez mais presente no nosso quotidiano, sobretudo nas camadas mais jovens, constitui uma ameaça à sobrevivência desta inestimável herança. Pretendemos, pois, promover junto da comunidade educativa o reconhecimento do património, considerando as duas vertentes, cultural e natural, sensibilizar para a sua importância e preservação, incentivar a reflexão e o debate sobre a sua valorização, fomentar a consciência de identidade e propiciar a divulgação do património.

 

        Resgatar a memória do passado, assegurando um legado para o futuro, fortalece a nossa ligação com as nossas raízes, as raízes da nossa memória.

 

 

Este projeto terá tanto mais sucesso quanto maior for o envolvimento de toda a comunidade educativa.

 

Na plataforma moodle do nosso site, estarão disponíveis informações sobre as atividades a desenvolver, com os alunos, ao longo do ano.